Maternidade, o amor que renuncia

Maternidade, o amor que renuncia

. 3 minutos de leitura

Renúncia

Segundo o dicionário de língua portuguesa, renúncia, significa:

• o facto de abandonar prazeres ou bens materiais por valores considerados mais elevados

• sacrifício

Em meu ponto de vista, estas definições são fortíssimas e encaixam-se, perfeitamente na palavra mãe. Para mim, mãe é aquela que abandona seus próprios prazeres, bem materiais, por considerar que a vida de seus filhos, agora, são tudo que de mais valioso ela tem; aquela que sacrifica (seus prazeres, vontades, muitas vezes seu conforto, etc) por seus filhos. Verdade é que, depois que os filhos nascem, a mulher por trás da mãe, deixa de existir… pelo menos por um período de tempo, e isto é renúncia! Deixar de lado seus planos, projetos, desejos… em prol de um bem maior. Uma pessoinha que vem e vira nosso mundo de ponta cabeça.

Um grande exemplo disso, é a vida de uma jovem mãe. Seu nome? Maria. Uma jovem simples, de uma cidade sem expressão, de família desconhecida. Mas que foi escolhida por Deus, para viver a maior renúncia de todas.

Pare e analise um pouco: Esta jovem estava prestes a mudar sua vida. Com certeza, era cheia de sonhos e planos, a espera de viver algo novo, uma transformação radical; pois ia-se casar com o amor de sua vida (algo não muito comum, em épocas de casamentos arranjados). Podemos dizer que, ela era uma jovem de sorte. Então, penso que Maria devia estar ansiosa, à espera do grande dia, fazendo seu enxoval, imaginando como seria a vida a dois.

E não é o mesmo que todas nós um dia esperamos? Volte atrás em seus pensamentos e relembre-se de quando você era uma jovem menina, cheia de sonhos e planos para o futuro, vivendo um conto de fadas em seus pensamentos… imaginando como queria que fosse seu futuro.

Mas de repente, algo inesperado acontece e os planos de Maria são bruscamente mudados. Quando lemos hoje, através das lentes da Bíblia, tudo parece muito óbvio, mas ela não tinha o plano de fundo que temos. Com certeza Maria viveu um misto de sentimentos e dúvidas, medos e incertezas e não tinha com quem compartilhar. Se não tomasse a decisão certa, poderia colocar tudo a perder.

Sem contar que, ela poderia ser apedrejada se acusada de adultério, pois já estava comprometida com José.

Mas visando um bem maior, Maria renuncia sua vida, seus planos e por breves momentos, seu amor por José, pois ela ainda não sabia como ele reagiria à notícia de sua gravidez.

Essa jovem viu o que não era possível e creu que, se Deus a havia escolhido, com certeza iria ajudá-la a atravessar todas as dificuldades que porventura, pudessem aparecer em seu caminho.

Gosto especificamente quando ela diz:

“Eu sou uma serva de Deus, que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” (Lc. 1:38).

Ela renuncia tudo, para cumprir o propósito de Deus.

E foi sua renúncia, que trouxe ao mundo, nosso Salvador!

E elas não acabam por aí, basta continuar lendo os evangelhos e você verá que, esta foi apenas a primeira de muitas. Mas que com certeza valeram a pena e, foram e serão recompensadas.

É lindo quando Isabel lhe diz:

“Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter, é abençoada também” (Lc. 1:42).

Mamãe que está a ler esta mensagem neste momento. Suas renúncias valem a pena! Todo esforço que você fizer em prol de seus filhos, não ficarão no esquecimento. Há uma recompensa a curto, médio e longo prazo… além da recompensa eterna!

A maternidade não é algo fácil, mas lembre-se de que

“Os filhos são herança do Senhor” (Sl. 127:3).

E ainda que – assim como Maria – não consigamos ver nem entender os planos de Deus para nossos filhos, podemos – assim como ela – confiar que Deus está cuidando de cada detalhe de suas vidas. Permaneça firme no propósito de ensiná-los, educá-los e amá-los e deixe o resto com Deus, que com certeza tem um final de história lindo para vocês.

Você mãe, é a expressão do amor de Deus aqui na Terra!

Um feliz dia, não apenas hoje, mas hoje em especial. Que o Senhor lhe renove e que suas renúncias de hoje, sejam aquilo que mudará o mundo amanhã.

Feliz Dia das Mães!