As marcas da insubmissão

As marcas da insubmissão

. 7 minutos de leitura

Com certeza você está um pouquinho curioso para saber o motivo de eu ter escolhido uma foto tão feia para colocar na capa deste post. Calma! Eu vou explicar!

Essa foto foi tirada no dia 30 de dezembro de 2020 e eu já pensei em escrever várias vezes sobre esse tema e acabava desistindo. Mas assistindo a um vídeo devocional na semana passada eu ouvi a palavra de encorajamento que eu precisava e finalmente vou compartilhar essa experiência e aprendizado com vocês.

Aqui em Portugal o inverno é muito frio e nós não tínhamos máquina de secar roupa no nosso apartamento, portanto eu sempre tinha que sair de casa com sacolas ou cestos pesados de roupa para levar até a lavanderia mais próxima para secar. Quero abrir um parêntese para confessar que essa não é uma das tarefas de dona de casa que eu mais goste de fazer, prefiro cozinhar, limpar ou organizar.

O meu marido percebendo o meu trabalho pesado pensou em uma solução para me ajudar a resolver essa situação e comprou uma secadora de roupa. Eu gostei muito, porém era pequena e como essa questão da roupa não era muito o "meu forte" eu as vezes deixava acumular... a procrastinação sempre é a nossa inimiga, lembre-se disso!

· Procrastinação/Procrastinar
Ato ou efeito de procrastinar, deixar para depois, adiar, demorar.
Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma. - Eclesiastes 9:10 ARC

Como eu deixava acumular a roupa para lavar, na hora de secar não cabia tudo na secadora, o que acabava me fazendo voltar a lavanderia com todo aquele peso para secar as roupas. Meu marido ao me ver saindo, perguntou se havia algum problema com a secadora que ele havia comprado. Eu disse que não, mas era pequena e que eu havia deixado acumular muitas roupas para lavar de uma só vez.

Eu sempre usava a mesma lavanderia para secar as roupas e nunca tive nenhum problema, mas dessa vez o resultado foi diferente e apareceram algumas manchas pretas em algumas peças de roupa. Então, eu e o pessoal que trabalha na lavanderia fizemos de tudo para identificar o problema, mas ninguém encontrou absolutamente nada. Fiquei um chateada com essa situação e a sacola ficou ali perto da porta, abandonada por alguns dias até que eu resolvesse o que ia fazer com aquelas peças que haviam manchado.

Como é óbvio, logo tinham mais roupas para lavar e secar, mas depois do ocorrido eu estava decidida a secar tudo lá em casa, na tal secadora que o meu marido havia comprado para facilitar a minha vida de dona de casa. Até que finalmente, quando eu estava colocando as roupas na secadora o Espírito Santo falou comigo:

"As marcas da insubmissão!"

Ele me fez entender o que havia ocorrido realmente naquela situação, aquelas marcas sem motivo aparente eram as marcas da insubmissão. O meu marido havia me dado uma missão de usar a secadora para secar as roupas da nossa família e eu de forma até mesmo "inconsciente" ou "inocente" resolvi não seguir a missão que ele havia me dado.

· Missão
Acto de enviar ou de ser enviado, encargo, incumbência, desempenho de um dever. Local onde se estabelecem missionários.
Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Talvez você esteja pensando agora: Bruna! Mas que exagero! Também não é assim... Isso não tem importância nenhuma, você é a dona de casa e pode fazer como achar melhor... etc... Sim, eu realmente posso fazer como acho melhor e faço, mas quando isso não está de acordo com a "missão" que eu devo seguir o erro é exclusivamente meu, assim como as consequências.

O objetivo deste blog é ser um espaço para honrar a Deus através de tudo que é publicado e o Espírito Santo me deu essa direção, por isso tirei essa foto e ela ficou guardada por tanto tempo. Tudo na vida tem o tempo certo, se você ainda não leu esse devocional eu recomendo que leia: https://palavracomdeus.com/ha-tempo-para-tudo/

O meu marido continua me amando ❤️ mesmo depois dessa situação, ele não deixou me amar porque eu não me submeti a missão de secar roupas...rsrsrsrs...😅
Porém, eu tive que conviver com as roupas manchadas devido a minha escolha de não cumprir a minha parte nesta missão.

Eu escolhi essa experiência das "marcas da insubmissão" como um exemplo para que você possa compreender melhor que mesmo quando não nos submetemos a direção de Deus, Ele continua nos amando. Ele não nos ama menos ou mais pelo que fazemos de errado ou quando não cumprimos a missão que Ele nos confiou. A Palavra fala do amor de Deus por nós em várias situações:

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.  1 João 4:8  NVT
Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. - João 3:16 NVT
Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. - 2 Coríntios 5:14 ARC
Como é precioso o teu amor, ó Deus! Toda a humanidade encontra abrigo à sombra de tuas asas. - Salmos 36:7 NVT

Eu tenho a missão de esposa, de dona de casa, de mãe, de filha, etc...cada um de nós é encarregado de exercer um papel específico em suas missões para que a missão seja concluída com sucesso. Deus nos dá a direção em cada uma delas e quando buscamos respostas na Palavra sobre COMO exercer a missão é algo maravilhoso.

Eu sempre comentei o quão difícil é exercer a minha missão de mãe, mas eu tentava ser mãe naturalmente e isso não foi suficiente. Ser mãe também precisa ter um entendimento espiritual e quando comecei a buscar isso intencionalmente o Espírito Santo começou a me revelar coisas incríveis.

Quando não estamos desempenhando bem a nossa missão tem algo errado e precisa ser corrigido para que possamos continuar no caminho. Eu amo esse versículo:

Busque a vontade dele em tudo que fizer, e ele lhe mostrará o caminho que deve seguir. - Provérbios 3:6 NVT

Ele conhece cada desafio das missões que Ele confiou a nós aqui nesta terra, por exemplo:

  • FILHO(a):
Honre seu pai e sua mãe. Assim você terá vida longa e plena na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá. - Êxodo 20:12 NVT

Eu fico com o coração partido quando fico sabendo que o filho(a) está sem falar com o pai/mãe por causa de alguma briga. Ou o pai/mãe que não está de acordo com alguma escolha do filho e decide ignorar que tem filho(a). Se isso está acontecendo com você tem algo errado que precisa ser mudado. Deus faz tudo novo assim como está escrito:

E aquele que estava sentado no trono disse: “Vejam, faço novas todas as coisas!”. Em seguida, disse: “Escreva isto, pois o que lhe digo é digno de confiança e verdadeiro” - Apocalipse 21:5 NVT

Se está escrito na Palavra é real, você precisa crer nisso, pois Deus pode restaurar relacionamentos também.

Graduação Março/2007 - Belo Horizonte/MG-Brasil 

  • MÃE:
Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso. - 1 Timóteo 2:15 ARA

Essa questão da maternidade realmente é algo desafiador para todas as mães com certeza, mas muitas vezes não estamos exercendo o nosso papel de forma correta na missão que nos foi confiada. Falo isso por experiência própria! Educar os filhos a luz da Palavra é algo que estou aprendendo e acho que esse aprendizado é constante, pois é assim que Deus quer que seja. Reconhecer a nossa dependência Nele e entregar os fardos que estão pesados vão mudar o rumo da nossa jornada.

“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é
leve”. - Mateus 11:28-30 NVT

  • DONA DE CASA:
A mulher sábia edifica o lar, mas a insensata o destrói com as próprias mãos. - Provérbios 14:1 NVT

Quem é dona de casa sabe que o trabalho nunca acaba e muitas vezes isso pesa. Mas aprender a encontrar prazer em servir a nossa família é um dádiva divina de Deus e isso é possível quando fazemos com amor. Uma rotina organizada e compreender que não podemos fazer tudo ao mesmo tempo ajuda bastante. Não permita que o peso da rotina roube a sua alegria!


  • ESPOSA:
A mulher virtuosa coroa de honra seu marido, mas a que age vergonhosamente é como câncer em seus ossos. - Provérbios 12:4 NVT

Como eu já contei aqui, eu tive a oportunidade de trabalhar no programa de Mentoria do Lar com a Devi Titus enquanto morei no Texas/EUA, e ela sempre diz que hoje em dia muitas mulheres querem ter um marido, mas não querem ser esposas. Concordo com essa frase que ela usa e espero que você possa entender o sentido dela, afinal, ter um marido pode até ser fácil, mas exercer a missão de esposa é outra história. A preparação precede a honra. O que você tem feito para honrar o seu marido? Podem ser detalhes simples que você pode melhorar dentro da sua vida matrimonial e que vai fazer grande diferença na vida do casal.

Julho/2021 - Portugal

Se você muitas vezes não tem cumprido a sua missão por MEDO eu quero deixar esse versículo para sua reflexão:

Esse amor não tem medo, pois o perfeito amor afasta todo medo. Se temos medo, é porque tememos o castigo, e isso mostra que ainda não experimentamos plenamente o amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. - 1 João 4:18-19 NVT

Eu era ignorante em relação a alguns aspectos da maternidade e precisei de fazer cursos, ler livros, busquei conhecimento na Palavra, em oração, etc... Talvez assim como eu, seja a FALTA DE CONHECIMENTO a razão de você não exercer corretamente a sua missão em determinada área e isso pode nos destruir assim como está escrito:

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, - Oséias 4:6(a) ARC

O meu marido as vezes usa uma frase que é bem verdadeira:

O conhecimento liberta o homem de qualquer limitação, até mesmo de sua própria ignorância. (não encontrei o autor)

Se você puder se lembrar de uma coisa deste devocional hoje, lembre-se:

Eu preciso estar preparado para cumprir a minha missão!

Não permita que as marcas da insubmissão manchem as suas roupas durante a caminhada da vida. E acredite que, independente da sua missão, você foi escolhido por uma razão e Aquele que te escolheu é perfeito em tudo o que Ele faz.