Há tempo para tudo

Há tempo para tudo

. 4 minutos de leitura
Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:
Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.
Eclesiastes 3:1-8 NVI

Quando eu morava no Brasil, o tempo passava tão rápido que mal podia acreditar que o fim de semana já havia chegado e quando eu percebia ele já havia terminado.

Quando eu morava nos EUA, parecia que o tempo passa mais devagar, especialmente pelo fato de ficar com algumas horas a menos do que o Brasil, devido à diferença do fuso-horário. Então, continuei com a sensação de que o tempo passava-se mais rápido no Brasil do que nos EUA.

Desde que me mudei para Portugal, em 2018, o tempo simplesmente voou e já nem sei onde é que o tempo passa mais rápido. Porém, na verdade isso é apenas uma sensação de acordo com a fase da vida em que estamos vivendo.

O tempo, as horas e os minutos são sempre o mesmo em qualquer lugar do mundo, independente da sua localização geográfica. As mesmas 24 horas que Deus me dá, Ele também dá para ti e cabe a cada um de nós escolher como vamos usá-la.

Às vezes corremos tanto com as coisas na nossa rotina e no nosso trabalho, que mal percebemos os pequenos detalhes e muitas vezes já foram! Já passaram! E nós simplesmente não vimos, porém, quando paramos para pensar já não dá mais tempo de voltar atrás porque o que passou, passou. Acho que deve ser por isso que muitas pessoas dizem para aproveitar bastante as crianças porque um dia elas crescem, saem de casa e nem percebemos como chegamos até ali.

Eu sempre fui uma pessoa de sonhos, de futuro, de planejamento e isso sempre me fez estar à frente de algum forma. Todos diziam que parecia que eu era mais velha do que a idade que eu realmente tinha porque eu era muito madura, já havia alcançado um sucesso profissional muito jovem, já era (muito bem) casada, já tínhamos nosso apartamento, uma vida estável, uma religião, etc. E eu via aquilo como uma certa vantagem, eu achava bom ser daquele jeito e acredita que aquele era o caminho certo. Porém, isso fazia-me viver mais no futuro do que o presente. E quando chegava o futuro, ou seja, tudo o que eu havia sonhado ou planejado, eu não sabia como aproveitar de verdade.

Então, um dia eu virei mãe, um dia Deus tirou-me do país que eu amava e trouxe-me para um país que eu não pensava nem em visitar, um dia meus filhos já estavam fazendo 2,3,4 anos, até que um dia eu comecei a passar dos 30 e a caminhar para os 40 e acho que finalmente estou começando a conhecer uma palavrinha que se chama maturidade. E para dizer a verdade estou gostando! Os tempos de dor e desafios são muito importantes para o nosso crescimento e especialmente para o nosso amadurecimento espiritual.

O que eu vivi nestes últimos dois anos foi muito intenso e eu tenho aprendido (constantemente) a valorizar os pequenos detalhes do meu dia dia. Tenho buscado viver com gratidão cada pedacinho do meu dia, o hoje, o agora, o presente, tentando encontrar um equilíbrio na organização e otimização do meu tempo, pois afinal, para tudo há um tempo certo. E todo o tempo que temos foi Deus quem nos deu, portanto, devemos usá-lo da melhor maneira possível.

Às vezes passamos por um tempo tão complicado, angustiante, triste, difícil ou que parece não ter fim, mas a tempestade sempre passa e depois dela vem o sol ou até mesmo um lindo arco-íris. Então, independente do tempo que esteja vivendo agora, não se preocupe, porque há tempo para tudo.

Acredita-se que o livro de Eclesiastes foi escrito por Salomão, um dos homens mais sábios de todos os tempos como está escrito na Palavra (https://palavracomdeus.com/sabedoria-de-salomao/). Eclesiastes significa Pregador, os registros deste livro da Bíblia parecem buscar o sentido da vida, mas a conclusão do autor é que para encontrar o verdadeiro significado da vida só é possível através de um relacionamento íntimo e correto com Deus.

E a vida é assim, um eterno aprendizado!

Aprendemos que a distância e o tempo não são empecilhos para nos afastar daqueles que amamos e que guardamos num lugar especial nos nossos corações.
Aprendemos que sempre é tempo de crescer e confiar que Deus tem um tempo certo para cada coisa nas nossas vidas.
Aprendemos que nós somos os próprios responsáveis pelas consequências das nossas escolhas.
Aprendemos que o tempo de colher é bom, mas nunca chegaremos a colher o que queremos se não plantarmos com amor.
Aprendemos que com o tempo tudo passa.
Aprendemos que sempre é tempo de aprender e amadurecer.
Aprendemos que sempre há tempo para tudo.
Aprendemos que o tempo é apenas para que possamos viver intensamente o presente, porque o futuro, a Deus pertence!

Bruna Duarte on Instagram: “Hoje! Um Presente De Deus 🎁”
Vida de gratidão

Bruna Duarte

Fundadora e escritora do blog, fotógrafa, esposa do Diego e mãe da Sarah e Daniel. Uso as palavras para traduzir o meu coração e creio que elas podem alcançar lugares que os meus pés não podem chegar.