Primeiro acho importante alinhar alguns significados para facilitar o entendimento deste devocional:
Verdade
- Significado: Que está em conformidade com os fatos ou com a realidade.
- Sinônimos: exatidão, veracidade, realidade, veras, sinceridade, axioma, autenticidade.
Mentira
- Significado: Ação ou efeito de mentir; engano, ludíbrio. Hábito, costume ou vício de mentir; falsidade. Afirmação que não condiz com a verdade nem com a realidade. Ideia equivocada; aspecto ou aparência que induz em erro. Aquilo que busca enganar, iludir; ilusão.
- Sinônimos: embuste, falsidade, ilusão, mentirada, enganação, engano, ludíbrio, mentirinha.
Fonte: Dicio - Dicionário Online de Português
Conforme explícito a mentira é praticamente o oposto da verdade, uma vai na contra mão da outra. Enquanto a verdade é simples e puramente a realidade, a mentira não é apenas uma distorção da realidade, mas algo que é dito e usado com um intuito de conduzir ao erro ou ao engano.
Eu confesso que uma das coisas que eu mais gosto sobre o estudo da Bíblia é que é um livro que por si só se explica. Então, se você tem dúvidas, não se preocupe, pois mais cedo ou mais tarde irá encontrar as respostas na própria Bíblia. Por exemplo, hoje o tema é sobre mentiras do livro de Provérbios, porém em João 8 existem alguns versículos que vão servir para fundamentar o nosso devocional.
Os Filhos de Abraão e os Filhos do Diabo
31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.
32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
33 Eles lhe responderam: “Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?”
34 Jesus respondeu: “Digo a vocês a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.
35 O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre.
36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.
37 Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra.
38 Eu estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês”.
39 “Abraão é o nosso pai”, responderam eles. Disse Jesus: “Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez.
40 Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu falei a vocês a verdade que ouvi de Deus; Abraão não agiu assim.
41 Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês”. Protestaram eles: “Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus”.
42 Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.
43 Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.
44 “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
45 No entanto, vocês não creem em mim, porque digo a verdade!
46 Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não creem em mim?
47 Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus”. - João 8:31-47 NVI
Fiz uma tabelinha para facilitar o entendimento das diferenças entre os filhos de Abraão (ou filhos de Deus) e os filhos do diabo:

Há muitos anos atrás quando eu comecei a tomar gosto pela leitura da Bíblia, essa foi uma das passagens que me impactou profundamente. Eu sinceramente levei um choque quando li que o diabo é o pai da mentira, ou seja, quem mente é filho dele. É exatamente isso que está escrito nos versículos acima e isso me deixou um pouco em pânico. Eu logo pensei, preciso parar de mentir de forma radical porque não quero ser filha do diabo, eu quero ser filha de Deus e somente Dele.
Eu sempre fui uma pessoa sincera e falo sem medo que minhas mentiras aquelas consideradas inofensivas, mentiras brancas, mentirinhas, enfim, cada um conhece com um nome diferente. Coisas como por exemplo: "se o fulano ligar diz que eu já saí de casa". E essa é uma das piores e um excelente exemplo, porque além de eu estar mentindo eu ainda induzia ao erro, ao pecado, o outro que eu pedia para dizer isso a um terceiro. Está vendo só como a mentira é clássica! Uma "mentirinha" desse tipo já envolve duas pessoas mentindo e mais um terceiro sendo enganado. Porém, o diabo é realmente muito astuto e quando ele percebe que está perdendo o lugar na nossa vida trata de colocar situações para nos provar, mas como sempre a Palavra é clara:
Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. Eles vêm do mundo. Por isso, o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve. Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro. - 1 Joãos 4:4-6 NVI
Em 2005 eu passei por uma situação (que naquele ponto eu considerei constrangedora) que eu sei que causou dor em uma pessoa muito querida. Uma outra pessoa muito querida pediu para que mentisse com o intuito de evitar confusão entrem ambas, mas eu não quis fazer isso. A minha decisão não foi para magoar ninguém, nem mesmo criar confusão, mas para honrar a Deus e Ele me deu a vitória, pois mesmo diante de pessoas que eu gostava muito eu escolhi a Ele em primeiro lugar. Não quero dizer que eu sou perfeita e não cometo nenhum pecado, mas estou compartilhando um testemunho de uma mudança radical que o Espírito Santo operou na minha vida e acredite que se Ele fez isso na minha vida também poderá fazer na sua. Essa situação foi um marco na minha vida espiritual e nunca vou esquecer, pois Deus estava falando comigo para não mentir e eu podia ouví-lo, essa experiência foi marcante.
Para mim, a santificação é um processo que envolve duas pessoas: eu e o Espírito Santo. E esse processo começa a partir de uma decisão racional de mudança através da minha mente e que vai chegar até o meu coração. Ou seja, primeiramente eu preciso acreditar que a mudança é possível, o nome disso é fé!
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. - Hebreus 11:1 NVI
Para passar por este processo devemos estar revestidos da armadura de Deus como está escrito em Efésios 6 (https://palavracomdeus.com/a-armadura-de-deus/), pois é um processo que envolve batalhas espirituais. Naquele momento a mentira foi uma etapa que o Senhor me deu a vitória e eu passei para a próxima etapa. É um processo que só termina quando chegar o dia de nos encontrar com Deus face a face, pois enquanto estivermos aqui na terra nunca seremos perfeitos.
Vocês já devem estar se perguntando: Mas o devocional não seria sobre Provérbios? Calma, estamos quase chegando lá...rsrsrsrs...
Muitos de vocês já devem ter ouvido falar que “a língua é o chicote do corpo” e alguns dos versículos do livro de Provérbios podem comprovar esse ditado popular. A mentira é algo que pode ser proferido com a língua, mas ela também pode ser usada para outras finalidades de morte ou de vida, depende do que o seu coração vai falar ou de quem você é filho.
Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. - Provérbios 16:1 NVI
Além disso, as coisas que o Senhor detesta:
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos. - Provérbios 6:16-19
Observe que dos itens citados acima, quatro são pecados de atitude e os outros três são pecados comeditos através da língua, como diz o ditado popular: pelo chicote do corpo:
1 língua mentirosa
2 testemunha falsa que espalha mentiras
3 o que semeia/provoca contenda/discórdia entre irmãos
Ou seja, não é só a mentira que causa problemas, mas também a fofoca, falar mal do próximo, falar coisas que causam brigas entre as pessoas, etc. Eu aprendi uma coisa com uma amiga muito querida nos EUA, ela uma vez me disse:
"Bruna, a minha mãe me ensinou isso desde que eu era criança, se não for para edificar eu não abro a minha boca!"
Depois do Senhor ter me ajudado a vencer as "mentirinhas" essa é outra coisa muito importante que Ele me ensinou e todo dia é um desafio. Não estou me vangloriando por isso, mas estou dando a glória a Deus, porque Ele é quem vence o pai da mentira, é Dele o poder e não meu. E ainda assim, as vezes a gente abre a boca para reclamar, mas isso é tema para outro devocional. Glória a Deus pelo que Ele tem feito na minha vida e creio que se você está lendo esse devocional é porque Ele também está fazendo algo na sua vida e eu me alegro com isso!
E para finalizar, deixei abaixo alguns dos versículos de Provérbios que são perfeitos para nos ensinar com sabedoria em como devemos usar a nossa língua.
Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal.” - Provérbios 3:30
Escutem, pois digo coisas importantes; tudo o que eu digo é certo. O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira. Tudo o que afirmo é verdadeiro; nada do que falo é enganoso ou falso. - Provérbios 8:6-8
Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua. - Provérbios 10:19
O mexeriqueiro espalha segredos, mas a pessoa séria é discreta. - Provérbios 11:13
As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar. A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre. - Provérbios 12:18-19
O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras. - Provérbios 14:3
As palavras do sábio tornam o conhecimento atraente, mas o tolo só diz bobagens. - Provérbios 15:2
Quando os sábios falam, eles espalham conhecimento, mas isso não acontece com os tolos. - Provérbios 15:7
As pessoas corretas pensam antes de responder; as pessoas más respondem logo, porém as suas palavras causam problemas. - Provérbios 15:28
O homem sábio pensa antes de falar; por isso o que ele diz convence mais. - Provérbios 16:23
Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente. Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado. - Provérbios 17:27-28
Você terá de aguentar as consequências de tudo o que disser. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado. - Provérbios 18:20-21
Não perca tempo falando com um tolo, porque ele desprezará a sua conversa inteligente. - Provérbios 23:9
Defenda a sua causa contra o seu vizinho, mas não revele nada que alguém lhe tenha contado a respeito do assunto. Do contrário todos ficarão sabendo que você não consegue guardar segredos, e você nunca mais se livrará desta vergonha. - Provérbios 25:9-10
“Quem dá uma resposta séria a uma pergunta tola é tão tolo como quem a fez. Responda ao tolo de acordo com a tolice dele para que ele não fique pensando que é sábio.” Provérbios 26:4-5
Os mexericos são tão deliciosos! Como gostamos de saboreá-los! - Provérbios 26:22
O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina. - Provérbios 29:11
Obrigada por dedicar alguns minutinhos para esssa leitura e que Deus abençoe vocês!
Discussão com os membros