Um mundo inteiro dentro de três sílabas... Mãe!

Um mundo inteiro dentro de três sílabas... Mãe!

. 3 minutos de leitura

Eis aqui uma palavra que me encanta... Maternidade!

Um mundo inteiro dentro de três sílabas... Mãe!

Ser mãe é, sem dúvida alguma, uma dádiva de Deus. Para mim, é um momento de plenitude, quando a mulher se completa por inteiro, pois há um ser pequeno, indefeso, irracional, totalmente dependente bem à sua frente. O impacto que sentimos no momento que vemos aquele rostinho pela primeira vez, é indescritível. São 40 semanas de pura expectativa, para uma vida inteira de realidades. Realidade essa que muitas vezes nos choca, abate e nos deixa exaustas! Sim, a maternidade não é fácil pra ninguém... descobri que o ditado “padecer no paraíso” é totalmente real, quando amamentei meu segundo filho. A dor é latente, mas tua dor é o alimento daquele ser indefeso. Ahhh, e era bom se a única dor que uma mãe sente é a do peito cheio, do sugar do leite. Uma mãe é feita de dores. Dores dos choros, das noites mal dormidas, dos joelhos ralados, das idas às urgências, dos dentes rasgando, do primeiro dia de aula, de quando sua companhia não é mais apreciada, seus conselhos ultrapassados, de seu passarinho deixando o ninho...

Mas as alegrias superam todas elas. Alegria do primeiro sorriso, da primeira palavra, dos primeiros passos, do: “Mamãe, eu te amo!”, “Mãe, tô com fome, tem alguma coisa pra comer?”, “Senta aqui comigo...”. As apresentações de fim de ano, cada aniversário. As alegrias são inúmeras e inesquecíveis.

Mãe, Deus te fez assim, com uma força descomunal, com esse coração do tamanho do mundo, que entende que, muito além de trazer seus filhos à vida, você é responsável por ajudá-los a encontrar e desenvolver seus propósitos. Você mãe, é a mulher sábia que edifica o lar:

A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua. – Provérbios 14:1 NVI

Você é aquela que é responsável por:

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. – Provérbios 22:6 NVI

Por mais que não seja fácil. É um trabalho que vale muito a pena. Deus nos confiou um tesouro incrível, pronto a ser explorado, intocado por outras mãos a não ser as Dele. Um embrulho em forma de amor, para que você cuide por um espaço de tempo. Um dia, teremos que prestar constas a Deus, do trabalho que fizemos com eles, dessa herança valiosíssima que Ele nos entregou para cuidar.

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. – Salmos 127:3 NVI

Gosto de pensar que Deus nos permite tê-los, para nos tornarmos pessoas melhores, para aprendermos de fato o que é o amor sacrificial. E Deus melhor do que ninguém entende isso.

Li uma frase em um livro, que dizia o seguinte: “Antes de serem meus, os meus filhos eram Teus, Senhor”. Esta frase me trouxe muita calma e paz, pois sei que meus filhos, antes de pertencerem a mim, pertenciam a Deus. E mesmo quando pertencem a mim, eu tomo a liberdade de fazer-lhes pertencer a Ele novamente. Porque na verdade:

Ó Senhor, nosso Deus, nós trouxemos toda esta riqueza a fim de construir um templo para honrar o teu santo nome, mas tudo isso veio de ti, e tudo é teu. – 1 Crônicas 29:16 NTLH

A maternidade é a mulher em toda sua plenitude, dada por Deus, mostrando o que para mim, é o maior de Seus milagres: a formação da vida!

Para hoje, deixo o desafio de leitura do Salmo 139. Não por ser este meu Salmo preferido, mas por ver descrito ali o milagre da vida. Por ver descrito ali o propósito que Deus tem para cada novo ser que vem ao mundo. Mãe... você é um pedaço do céu na terra!

Feliz Dia das Mães!

Luciana Machado
Pastora, escritora, esposa e MÃE


Gostou do devocional? Adquira seu exemplar do livro Palavra com Deus - Poesia & Devocional:

Livro Palavra com Deus Poesia & Devocional

Bruna Duarte e Luciana Machado

Compre aqui!

Luciana Dutra Machado - Escritora

Sou esposa do Leandro, pastoreamos uma Igreja e temos dois filhos João e Pedro. A escrita é onde consigo ser eu mesma, é uma forma de expressão única que toca a vida das pessoas mesmo sem conhecê-las.