O Pedido

O Pedido

. 6 minutos de leitura

Hoje o devocional tem o objetivo de fazer uma introdução sobre a Série: Provérbios de Salomão que irá ocorrer durante o mês de Maio.

Afinal, quem é Salomão?

Salomão foi o terceiro rei de Israel, era filho de Davi e de Bate-Seba e ele era muito jovem quando assumiu o trono após a morte do seu pai e reinou por aproximadamente 40 anos. Ele foi o primeiro rei a receber a coroa pela sucessão hereditária, pois tanto Saul como Davi que foram seus predecessores no trono se tornaram rei por unção profética. Portanto, Davi, seu pai, antes de morrer passou todas as instruções para Salomão:

Os últimos conselhos de Davi a Salomão
Quando estava chegando o dia da morte de Davi, ele deu conselhos ao seu filho Salomão. Davi disse:
Está chegando o dia da minha morte. Portanto, seja corajoso e seja homem! E faça aquilo que o Senhor, seu Deus, manda. Obedeça a todas as suas leis e mandamentos, como estão escritos na Lei de Moisés. Assim você será bem-sucedido aonde quer que for e em tudo o que fizer. Se você obedecer ao Senhor Deus, ele cumprirá a promessa que me fez. Ele me prometeu que os meus descendentes governariam Israel enquanto obedecessem cuidadosamente e fielmente aos seus mandamentos, com todo o seu coração e com toda a sua alma. - 1 Reis 2:1-4 NTLH

Portanto, quando Salomão assumiu o reinado o seu objetivo certamente, era de pelo menos, manter tudo o que Davi, seu pai, havia conquistado e deixado como legado para ele e sua família. Alguns pontos merecem atenção sobre o caráter dele e que tipo de posição ele iria assumir como rei, assim como está escrito no capítulo 3 do livro de 1 Reis, quando Deus apareceu a Salomão através de um sonho.

  • Salomão amava a Deus e seguia os conselhos de seu pai
Salomão fez um acordo com Faraó, rei do Egito, casando com a sua filha. Ele a levou para morar na Cidade de Davi até que acabasse a construção do seu palácio e a construção do Templo e das muralhas em volta de Jerusalém.  Ainda não havia sido construído um templo para Deus, o Senhor, e por isso o povo ainda continuava oferecendo sacrifícios em vários altares, nos montes. Salomão amava o Senhor e seguia os conselhos de Davi, seu pai, mas também matava animais e os oferecia em sacrifício em vários altares, nos montes. - 1 Reis:1-3 NTLH

No livro de Provérbios existem vários versículos que são direcionados a um filho para ouvir e seguir aos conselhos, instruções e disciplina de seu pai. Além disso, um dos pontos principais do livro é fundamentado no temor ao Senhor que é o princípio da sabedoria. Portanto, Salomão era uma pessoa que vivia aquilo que ele estava escrevendo, ele era a própria testemunha daquelas páginas que no futuro iriam vir a ensinar tanto a mim e a você, caro leitor!

  • Salomão reconhece o amor de Deus e a fidelidade de Davi com Deus
Certa vez, Salomão foi a Gibeão oferecer sacrifícios porque naquele lugar estava o altar mais famoso de todos. No passado ele havia queimado ali mil animais como sacrifício a Deus. Naquela noite, o Senhor Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou:
— O que você quer que eu lhe dê?
Ele respondeu:
Tu sempre mostraste grande amor por Davi, meu pai, teu servo, e ele era bom, fiel e honesto para contigo. Tu continuaste a mostrar a ele o teu grande e constante amor e lhe deste um filho que hoje governa no lugar dele. - 1 Reis 3:4-6 NTLH

Nos livros do Antigo Testamento, pode se observada as repetições de algumas coisas, como neste texto, o caráter íntegro de Davi para com  Deus. Essa repetição é para dar ênfase na importância daquilo que estava sendo repetido, Davi deixou um legado que iria influenciar as gerações seguintes, ele deixou um exemplo a ser seguido não só por Salomão, mas também por nós nos dias de hoje.

  • Salomão é humilde e reconhece suas próprias falhas como homem
Ó Senhor Deus, tu deixaste que eu ficasse como rei no lugar do meu pai, embora eu seja muito jovem e não saiba governar. Aqui estou eu no meio do povo que escolheste para ser teu, um povo que é tão numeroso, que nem pode ser contado. - 1 Reis 3:7-8 NTLH

No livro de Provérbios, Salomão menciona que aquele que tem humildade obtém honra, e mesmo ele sendo rei reconhecia que não era perfeito para realizar aquela função designada a ele, mas buscou capacitação em Deus e não em si próprio ou em homens.

  • Salomão demonstra dependência a Deus através de seu pedido
Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?
Deus gostou de Salomão ter pedido isso e disse:— Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois. Mas lhe darei também o que não pediu: durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei.- 1 Reis 3:9-13 NTLH

O Senhor Deus deu a Salomão a sabedoria que ele havia pedido em abundância e ainda deu muito mais do que ele havia pedido. Essa atitude de Deus pode ser facilmente explicada pelo versículo:

Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.” - 1 Coríntios 2:9 NTLH

Talvez Salomão estivesse esperando que Deus desse a ele o que ele iria pedir, neste caso a sabedoria para governar o povo, pois afinal, ele já conhecia a bondade de Deus através de Davi, seu pai. Porém, acredito que ele tenha ficado surpreendido com as riquezas e honras que o Senhor também concedeu a ele, mesmo que ele não tivesse pedido, assim como está escrito:

Então você saberá que eu sou o Senhor; aqueles que esperam em mim não ficarão decepcionados. - Isaías 49:23(b) NVI
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. - João 10:10(b) ARA

Porém, Deus colocou uma condição para que Salomão pudesse usufruir de todas aquelas bênçãos que Ele havia concedido:

  • A Condição
E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa. Quando acordou, Salomão compreendeu que Deus havia falado com ele no sonho. Então foi para Jerusalém, ficou diante da arca da aliança e apresentou a Deus ofertas de paz e sacrifícios que foram completamente queimados. Depois deu uma festa para todas as autoridades. - 1 Reis 3:14-15 NTLH

Deus disse a Salomão o que ele deveria fazer e como ele deveria fazer. Ou seja, ser obediente como Davi! Então, mais uma vez a fidelidade de Davi é mencionada, desta vez pelo próprio Deus, como um exemplo a ser seguido por Salomão. A condição era a obediência! Salomão deveria ser obediente assim como foi seu pai para desfrutar de tudo que Deus havia concedido a ele.

E foi com uma sabedoria sobrenatural (leia mais sobre a sabedoria de Salomão em: https://palavracomdeus.com/sabedoria-de-salomao/) que Salomão escreveu 29 capítulos do livro de Provérbios, que tem muitos ensinamentos práticos para o nosso dia a dia e com a ajuda do Espírito Santo, todos nós podemos obedecer a Deus colocando em prática estes ensinamentos. Faça o pedido! Assim como ele atendeu a Salomão, Ele também pode atender a mim e a você!


Oração Final: Senhor, com espírito de unidade clamamos a Ti nesta hora para que o Senhor limpe a nossa mente das coisas deste mundo e abra os olhos do nosso coração para que possamos ter entendimento da Tua Palavra que é lâmpada para os nossos pés. Sabemos que Tu és fiel e cumpre todas as Tuas promessas e que nenhum dos Teus planos pode ser frustrado. Portanto, humildemente e com sinceridade pedimos a Ti que nos ajude a encontrar a sabedoria e assim possamos horná-lo obedecendo aos Teus mandamentos. Ajuda-nos a assumir a posição de filhos e ouvirmos a Tua instrução. Agradecemos pela Tua infinita bondade e pelo Teu amor incondicional, agradecemos pela nossa vida e de nossos familiares. E pedimos para que a imagem e semelhança do Senhor possa ser refletida através de cada um de nós. Oramos e agradecemos em nome de Jesus! Amém!

Graça e Paz! 🙌🏻
Bruna Duarte


Bruna Duarte

Fundadora e escritora do blog, fotógrafa, esposa do Diego e mãe da Sarah e Daniel. Uso as palavras para traduzir o meu coração e creio que elas podem alcançar lugares que os meus pés não podem chegar.