Quem está no seu barco?

Quem está no seu barco?

. 2 minutos de leitura
Jesus acalma uma tempestade

"Naquele dia, de tardinha, Jesus disse aos discípulos:
— Vamos para o outro lado  do lago.
Então eles deixaram o povo ali, subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele; e outros barcos o acompanharam. De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água. Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram:
— Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso? Então ele se levantou,  falou duro com o vento e disse ao lago:
— Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo. Aí ele perguntou:
— Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé? E os discípulos, cheios de medo, diziam uns aos outros:
— Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!"
Marcos 4:35-41 NTLH

Quem está no seu barco? Já parou para pensar que nem sempre é possível prever quando a tempestade vai chegar? Por isso, é preciso estar atento a quem permitimos navegar pelas águas da vida ao nosso lado. Quer ao seu lado aquelas pessoas que o encorajam a seguir em frente mesmo diante do medo, do frio, do inesperado, do desconhecido? Ou quer ao seu lado aquelas pessoas que o puxam para trás o tempo inteiro e querem o impedir de seguir em frente, enfrentando as tempestades e realizar o que Deus tem para a sua vida?
Mas se tivermos a consciência de escolher as pessoas certas para navegar ao nosso lado com certeza a jornada será mais fácil.

Não se enganem: “As más companhias estragam os bons costumes.”
1 Coríntios 15:33 NTLH

Além de nós certificarmos que temos as pessoas certas no nosso barco para enfrentar as tempestades, também é importante verificar:

O que tem no seu barco?
As vezes é hora de parar no meio do caminho e certificar que não tem nenhum peso extra no nosso barco. É preciso perder para ganhar! E ter coragem para esvaziar o barco, tirando tudo o que não vai ser preciso durante o percurso, como a vaidade, a luxuria, a mentira, a falsidade, a inimizade, a insubmissão, a rebeldia, o orgulho, o pessimismo, o medo, etc. Muitas vezes temos que nos esvaziar de nós mesmos.
Já ouvi um ditado que diz o seguinte: "Tem medo? Vai com medo mesmo!". Enfim, se permitirmos que o medo ou outros sentimentos negativos nos dominem nunca vamos conseguir passar pela tempestade e navegar em águas tranquilas novamente. Na Bíblia existem cerca de 365 afirmações dizendo para não termos medo, isto é, uma para cada dia do ano. Coincidência? Claro que não! Deus realmente queria nos dar a certeza de que Ele está conosco todos os dias.

Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.
Isaías 41:10 NTLH

É melhor tirar tudo o que nos impede de alcançar a presença de Jesus, pois Ele está no barco e tudo o que precisamos fazer é chamá-lo.

"Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto."
Isaías 55:5 NTLH


Bruna Duarte

Fundadora e escritora do blog, fotógrafa, esposa do Diego e mãe da Sarah e Daniel. Uso as palavras para traduzir o meu coração e creio que elas podem alcançar lugares que os meus pés não podem chegar.