Tetelestai!

Tetelestai!

. 2 minutos de leitura

Tetelestai! Está consumado!

25 E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
26 Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.
27 Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.
28 Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!
29 Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca.
30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

João 19:25-30 - Versão: ARA (Almeida Revista e Atualizada)


Tetelestai é uma palavra grega e foi uma das últimas palavras ditas por Jesus antes de sua morte, que pode ser traduzido como "está consumado", assim como está escrito na Bíblia na versão Almeida Revista e Atualizada. Porém, também pode ter o significado de quitado, totalmente pago, liquidado ou dívida paga de acordo com a utilização desta palavra naquela época.
Atualmente esta palavra não é muito conhecida em nosso meio, mas naquela época era muito utilizada em documentos que mencionavam o pagamento de dívidas como os impostos, penas cumpridas por infratores ou compra de algum terreno. Além disso, também poderia ser utilizada no sentido de informar que um serviço ou um trabalho pedido por alguém superior foi concluído. Por exemplo, quando um filho terminava algo que o pai tivesse pedido, ou um escravo tivesse concluído algo que seu senhor tivesse solicitado.
Conclusão, o trabalho designado pelo Pai para que o Filho cumprisse aqui na terra, havia sido concluído, a dívida, a nossa dívida estava paga. Porém, essa dívida não foi paga por nós, Jesus sacrificou-se por nós e por causa do amor de Deus, nós fomos salvos, libertos, não somos mais escravos. Portanto, assim como diz nas escrituras, devemos usar corretamente a nossa liberdade e que seja para honrar ao Pai e ao Filho com a ajuda do Espírito Santo todos os dias.

Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas, se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo, para que sigam os seus passos. “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca.” Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.
1 Pedro 2:19-25 NVI

Bruna Duarte

Fundadora e escritora do blog, fotógrafa, esposa do Diego e mãe da Sarah e Daniel. Uso as palavras para traduzir o meu coração e creio que elas podem alcançar lugares que os meus pés não podem chegar.